Como usar botas - Guia completo para você aprender a usar cada modelo


Um dos modelos de calçados preferido pelas mulheres e que nunca sai de moda é a bota.
A bota é o must-have do closet feminino. São sempre a primeira opção para moda Outono/Inverno.

Como escolher a bota certal
Foto:  Style Caster

Para os dias mais frios, todas as botas são ótimas para compor looks mais quentinhos e até mesmo no verão, dando um toque de styling na produção.

Hoje em dia temos uma variedade de modelos, são mais de 10 tipos de botas disponíveis, cano baixo, cano alto, sem salto, com salto, que até fica difícil separar e identificar cada uma, com tantas opções disponíveis, fica difícil escolher bota certa para você. Por exemplo: uma bota de cano baixo e sem salto, pode ser semelhante a uma bota biker ou chelsea. Assim como uma bota de cano longo e com salto, pode ser semelhante a uma montaria.

Para diferenciá-las e saber qual a melhor bota para seu estilo, é importante saber a característica de cada bota.

Pensando nisso, eu separei um guia completo com os principais modelos de bota, mostrando suas principais características e quais as melhores combinações de roupas com esse calçado.

Como usar botas sem salto

As botas sem salto são muito práticas e você pode facilmente trazer para o seu dia a dia, desde o trabalho ao fim de semana, elas trazem o conforto que toda mulher precisa com aquela pegada fashion e sem perder o estilo.

Separei a seguir, 8 modelos de botas sem salto e várias opções de combinações para conferir e identificar qual combina mais com você.

1- Coturno

como usar coturno
Foto: Andy | Eslamoda | Camila | Caroline

O coturno, conhecido em inglês como combat boot, foi inspirado nos sapatos usados pelos soldados durante as guerras. Possui o cano médio e sua característica marcante é o 9cadarço, indispensável nesse modelo, o coturno tradicional é fabricado em couro, porém como peça fashion, já encontramos coturnos em verniz e lona por exemplo e outros bem coloridos, como vermelho, amarelo e até estampados.


Dica de como combinar o coturno: Por ser um tipo de sapato mais pesado,combine com peças de roupas mais delicadas como rendas e babados, vale até misturar com estampas florais. O coturno vai bem com peças que deixam as penas livres, como saias, shorts e vestidos, legging, meia-calça ou calça skinny. Se o seu coturno for preto, use uma legging preta ou meia-calça no mesmo tom, vai alongar a silhueta dando a impressão de ser mais alta.

2- Montaria

Como usar bota montaria
Foto: Isabella | Camila | Brighton | Ilgibili

As botas de montaria de hoje, foram inspiradas nas botas usadas pelos praticantes de hipismo, com o tempo elas caíram no gosto feminino virando peça fashion. Esse tipo de bota é um pouco mais simples, algumas características marcantes são o cano alto, até o joelho, alguns detalhes em fivelas e o bico da bota é mais arredondado. Elas não tem salto alto, porém é possível encontrar alguns modelos com um salto quadrado baixo.

Dica de como combinar a bota montaria: Essas botas são muito confortáveis e quentinhas, ideais para o invernoA bota montaria fica perfeita em uma combinação com legging ou meia-calça da mesma cor da bota  (alonga a silhueta, dando a impressão de ser mais alta, dica para as baixinhas), também vai muito bem com vestidos e shorts jeans com meia-calça. 

3- Galocha

Como usar galocha
Foto: BeModish |Pink | Stylish

A galocha surgiu com a idéia de um calçado de proteção para chuva, inicialmente eram produzidas em couro, depois em borracha. Com o passar do tempo foi caindo no gosto feminino, pois além de ser útil, tornou-se uma peça fashion e moderna. Bota estilosa, possui o cano mais longo, até o joelho, confeccionada em plástico de cores variadas e com alguns detalhes.

Dicas de como combinar galocha: Se você quer usar esse tipo de bota, dê uma cara despojada e a alegre ao look, peças coloridas e estampadas dão o visual perfeito com a galocha. Por ser feita de plástico, a galocha tem a cara do inverno, combine com meias, saias e vestido. Para looks mais casuais calça e shorts com meia são uma ótima opção.

4- Biker

Como usar bota biker
Foto: Esquenta | Gisele Bündchen | Sortrture

A bota biker é bastante semelhante ao modelo montaria, o que as difere é o tamanho do cano, a biker tem o comprimento do cano bem menor, mais próximo ao tornozelo. Esse modelo foi inspirado nos usados pelos motoqueiros, ela tem um pegada mais rocker, com detalhes em tachas e fivelas.

Dicas de como combinar a bota biker: Por ser um calçado mais volumoso e justa no tornozelo, combine com legging e shorts com meia-calça, Para composições mais delicadas e femininas vestidos e saias vão bem também.

5- Chelsea

 Como usar bota chelsea
Foto: Sheeraluxe

O modelo chelsea surgiu na era vitoriana e usadas para montaria. Emergiu como peça fashion tanto no cenário feminino como masculino, em Londres. Os Beatles contribuíram na disseminação da bota chelsea pelo mundo, já que elas faziam parte de seus guarda-roupas. As características principais são elástico na lateral, cano curto e sem salto. Hoje em dia encontramos alguns modelos redesenhados sem esse elástico nas laterais.

Dicas de como combinar a bota chelsea: Bota super confortável, ela combina com quase tudo, conseguimos adaptar looks para o dia a dia e combinar com diversos estilos de roupas. Saias, vestidos e shorts são ótimas opções para compor o look e deixar o shape mais feminino. Para as baixinhas: Esse tipo de bota desfavorece as mulheres de baixa estatura, porém com um truque de styling, você consegue alongar a silhueta usando a calça ou meia-calça da mesma cor que a bota.

6- Country

Como usar bota country
Foto: GlamRadar | StylsCaster | Petite

As botas country tem características bem marcantes como bico fino, alguns detalhes em fivelas, franjas e cano mediano. São inspiradas nos modelos usados pelos cowboys e depois de popularizadas, podemos encontrar modelos mais simples, mas sem perder as principais caraterísticas.

Dicas de como combinar bota country: Se você não faz o estilo cowgirl, basta focar em um visual despojado e moderno. Camisas e calças jeans, xadrez, shorts e saias jeans ficam perfeitos com essa pegada country.

7- Cano baixo flat

Como usar bota flat cano baixo
Foto: Bloglovin | Cadeaubreeze | Cellajane | Glam4you

As botas flat de cano baixo são multifuncionais e combinam com tudo, Você pode encontrar modelos com detalhes como tachas, franjas e fivelas e seu principal atributo, além do cano curto, ela não tem salto alto;

Dica de como combinar bota cano baixo flat: As flats está no time das botas confortáveis e por ser muito versátil, você pode combinar ela com várias peças, tudo vai depender do estilo que você quer passar, Não só no inverno, como nos dias mais quentes, ela vai muito bem com shorts, saias e uma blusa básica. Esfriou, uma meia-calça também combina,

8- Cano alto flat

Como usar botas flat cano alto
Foto: Olívia Palermo | DailyMail | Sortra

As botas flats de cano alto são semelhantes as over-the-knee, cano acima do joelho, porém sem salto.
Essas botas são muito democráticas, são perfeitas para looks confortáveis sem perder o estilo. Devido a ausência do salto alto, para as mais baixinhas o efeito pode não ser o esperado, pois ela pode achatar a silhueta.

Dicas de como combinar a bota cano alto flat: Esse modelo está no time das botas de invernoPara um look mais elaborado e estiloso peças curtas como saia e shorts são ótimas escolhas, vai muito bem com calça legging e skinny.

Como usar bota de salto alto

Hoje em dia, temos uma grande variedade de modelos de botas de salto alto, para nós mulheres que amamos usar bota no frio sem abrir mão do charme e estilo do sapato alto. As botas de salto são ótimas para arrematar qualquer composição, estilosas e femininas.

Então, vamos ver a seguir, 5 modelos de botas de salto alto para você ver e se inspirar.

1- Ankle Boot

como usar ankle boot
Foto: Lulus | Gurl

As Ankle Boot, como são chamadas as botas de cano curto, abaixo do tornozelo, e salto alto, são muito versáteis e elegantes, podemos usá-la tanto no inverno quanto no verão e vão do trabalho à balada tranquilamente.

Dica de como combinar a ankle boot: Para dar aquele toque fashion e montar um look com muita informação de moda, use com saias e vestidos. Um jeans também seria ótima opção.

2- Open Boot

como usar open boot
Foto:  Camila Coelho | Lez | Nastygal

Semelhantes aos ankle boot, as open boot são aqueles modelos que tem uma abertura na ponta dos dedos, assim como os peep toe. Essas botas são mais informais e mais ousadas, por isso são perfeitas para um look balada. É também um modelo que pode ser usado no verão, por ser mais leve,

Dicas de como combinar open boot: Se a sua vibe for um pouco mais sexy e quiser montar um look fatal, são maravilhosas as combinações com vestidos e saias curtas

3- Over-the-knee

Como usat over-the-knee
Foto: Pinterest

A over-the-knee, que do inglês significa "acima dos joelhos", possui canos justos e longos. É um modelo muito imponente e até necessário uma certa personalidade para usa-lá. Mas caso você queira sair do tradicional e criar um visual cheio de informação de moda e sensual, essa é o modelo certo. Geralmente as over-the-kenee tem salto alto, porém é possível encontrar esse modelo de bota com um salto mais baixo.

Dicas de como combinar a over-the-knee: Para um shape sequinho e alongado, o ideal é combinar com calça skinny e legging. Para um combinação mais delicada e feminina, vestidos e saias vão muito bem. Os oversized são uma ótima opção para um visual fashion e moderno.

4- Cano alto

Bota cano alto
Foto: Tumblir | LoloBu |Jennifer | Stylish

Uma das mais tradicionais e comuns, as botas de cano alto são facilmente confundidas com as modelo montaria, seu cano é longo, mas não ultrapassa os joelhos e o salto pode ser fino ou estilo plataforma.

Dicas de como combinar botas de cano alto: São quentinhas e usadas no inverno, além de calças skinny e legging, vestidos e saias são uma ótima opção.

5- Cano baixo

Bota cano curto
Foto: Camila Coelho | Fab | Fashion

As botas de cano baixo tem uma usabilidade incrível, possui o cano menor e o salto alto faz toda a diferença. Normalmente são fabricadas em couro, mas podemos encontrar em vários outros tecidos. Além dos looks de inverno, podemos introduzi-las em produções de verão.

Dicas de como combinar bota de cano baixo: Para uma combinação mais equilibrada e romântica, aposta em peças mais leves, como saias e vestido, deixando as pernas à mostra. Esfriou? meia-calça para esquentar.

3 Dicas para escolher a bota certa

Com tantas opções fica difícil saber escolher o modelo de bota perfeito para você.
Veja abaixo algumas dicas de como escolher a bota certa.

1- Mulheres de perna grossa

Para evitar que a perna fique ainda mais grossa, o cano da bota não pode apertar a panturrilha ou o tornozelo. Botas delicadas, com salto muito alto ou bico fino, podem desequilibrar o visual;

2- Mulheres plus size

Botas delicadas, com bico finos, podem desequilibrar a silhueta. Para mulheres plus size, o ideal é usar botas mais encorpadas.

3- Botas no verão 

As botas de cano curto podem ser usadas no verão, porém com cuidado para não encurtar  ou engrossar as pernas, o ideal seria usar com uma meia-calça.

Onde comprar botas online

Separei algumas das melhores lojas para você navegar. Segue abaixo:

Dafiti. Renner, Kanui, Shop2gether, C&A, Marisa, OQVestir, Zattini, Amaro

Se identificou com algum estilo? Botas no inverno são sempre uma boa opção, são peças úteis, quentinhas e fashion, item que não pode faltar no guarda-roupas feminino. Compartilhe as dicas com aquela amiga que você sabe que ama usar botas.




2 botas por 199

Comentários

  1. São lindas, adoro botas, sou fascinada desde a época da novela Rebelde rsrs. Acho que as de cano baixo combinam mais comigo por eu ser pequena.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou mulher, mas adoro usar bota. Eu não curtia muito, mas uma sugestão médica me fez aderir. Eu tenho a cavidade do solado do pé fundo, então, eu torcia muito o pé e as botas protegem mais o meu tornozelo de "virar" e torcer. ^^

    ResponderExcluir
  3. Acho muito bonito ver botas desse tipo. Sou adepto a botas masculinas e das opções que mais curti nas suas dicas, foram: 1, 4 e 7. Acho lindo demais.
    Acho válido fazer algo misturando os dois sexos, não?

    ResponderExcluir
  4. Olá. Eu adoro botas e curti bastante suas dicas. Das citadas, que mais gostei foram: 1,4 e 7.
    Sou adepto a botas masculinas e uso sempre. Acho estiloso e cabe sempre a qualquer ocasião. Além do conforto de poder pisar e sujar. kkkkkkkkkkk
    Dica: Você tem leitores homens. Tente mesclas ambos.

    ResponderExcluir
  5. Oieee, apesar de ser apaixonada por botas aqui na minha cidade é muito quente e infelizmente não costumamos usar, mas eu amo as de cano alto são muito estilosas, as flats também são bem lindas!


    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br/2017/04/sorteio-de-aniversario-leafaz6anos.html#.WQh0I1UrLIU

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Postagens mais visitadas